quinta-feira, 4 de abril de 2013

Todo sobre Cura Divina


Texto: Êx. 15:26: “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades virão sobre ti, que vieram sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara”.
Êx. 23:25: “E servireis o Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades”.

Tema: O Crente pode alcançar a cura divina

Alvo: Levar os crentes a aceitarem as verdades expressas na Bíblia Sagrada que é da vontade do Deus curar os seus filhos mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Introdução: O processo da Cura Divina nasceu no coração de Deus logo que elegeu o povo de Israel como nação santa e povo especial. Não estava no propósito divino permitir que o Seu povo fosse pobre, doente e derrotado; antes pelo contrário; todo o Seu projecto assentava num povo rico, saudável e vitorioso, para que fosse verdadeiro adorador.

Explicação: O povo de Israel, pelo seu constante pecado e rebelião contra Deus por ter aderido à idolatria, contrária à vontade de Deus, perdeu o direito à cura divina e entrou pelo caminho da maldição – Deut. 28:15-29.
A Cura Divina continuou a ser uma promessa de Deus, conquanto o povo se arrependesse e enveredasse pelo cominho santo, abolindo a idolatria pagã – Is. 30:15-26; Jer. 30:17;33:6.
A Cura Divina faz parte do processo triplo da salvação da humanidade: perdão, restauração e cura – Sal. 107:19,20; Is. 53:4,5; Jer. 33:6-8.

1. AS DOENÇAS NÃO VÊM DE DEUS 

a) As doenças são consequência do pecado e da rebelião humana contra os mandamentos de Deus. Os vírus, micróbios e bactérias que trazem mal aos animais e às culturas e atingem o ser humano, são resultado duma reacção cósmica da natureza quando esta caiu em poder de Satanás – Rom. 8:20-22; Luc. 4:6. 

b) Ao pecar, o ser humano abriu as portas para toda a actividade e influência diabólica. Esta atitude leva o homem a desobedecer a Deus, perdendo, assim, todas as defesas espirituais. Desta forma o seu corpo fica à mercê do inimigo que o atinge com doenças e espíritos de enfermidade– Luc. 13:11; 

c) Existem doenças naturais e doenças espirituais. Podemos afirmar que as doenças são as que o ser humano provoca pelas constantes transgressões às leis da natureza e da física; enfermidades são as que Satanás inflige no ser humano através de espíritos de enfermidade. Estas enfermidades os médicos não são capazes de as diagnosticar; tratam-se de doenças espirituais.

2. DEUS CURA E TRAZ REFRIGÉRIO

A cura divina opera em três áreas distintas que abrange a totalidade do ser humano:
a) Cura espiritual – a cura e restauração do espírito – Ez. 36:26,27;37:14; Sal. 147:3

b) Cura interior – feridas da alma – Sal. 19:7; 23:3; Jer. 31:12-14

c) Cura física – livramento de males e de doenças – Êx. 15:26; 23:25

3. COMO PODEMOS RECEBER A CURA DIVINA

a) Os crentes podem receber a cura divina através da fé na Palavra de Deus – Mat. 21:22; Jo. 14:13,14; Sal. 107:19,20.
Os doentes que oram por cura, depositando a sua fé na Palavra, devem confessá-la no seu coração e com a sua voz – Is. 55:10,11; Jer, 1:12; I Ped. 2:24.

b) Através da imposição de mãos dos servos de Deus que ministram – Mar. 5:23; 16:18; Act. 5:12.

c) Através da unção com azeite e da oração da fé pelos servos de Deus consagrados ao ministério, quer em casa do doente, no hospital ou na igreja – Mar. 6:12,13; Tig. 5:14,16.

Conclusão: Existem muitas convicções religiosas contrárias ao ensino da Palavra de Deus sobre a doutrina da cura divina. No entanto, apenas devemos aceitar o que a Bíblia Sagrada diz e nos ensina e não dar crédito às opiniões contrárias que nos roubam a fé.
A Palavra de Deus é eterna e Jesus Cristo é o mesmo ainda hoje – I Ped. 1:23,25; Heb. 13:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário